Sindetur-SP apóia campanha em favor da flexibilização da politica de vistos entre Brasil e EUA

21/09/2011 09:00:00

O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo – SINDETUR-SP apoia a realização de campanha empreendida em conjunto com diversas outras entidades, com o objetivo de sensibilizar profissionais que atuam no setor de turismo, bem como o consumidor final, sobre os benefícios que podem ser gerados a partir da não exigência recíproca de visto para turistas brasileiros e americanos. 
 
Além de favorecer o ingresso de divisas em nosso país com os gastos de visitantes norte-americanos, o pleito pela flexibilização da atual política de vistos entre Brasil e EUA é legítimo, considerando que há 10 anos 40% dos brasileiros que pediam visto eram rejeitados, hoje somente 5% dos pedidos sofrem restrições e, com um cenário econômico e o câmbio favoráveis, o gasto de brasileiros nos EUA subiu 250% desde o ano de 2003.
 
Não há dúvidas que precisamos adotar medidas que também permitam ampliar a entrada de visitantes norte-americanos, sejam em viagens de turismo ou negócios.
 
O governo americano, ciente do interesse dos brasileiros em vistos para ir fazer compras nos EUA, tenta agilizar o processo e vai inaugurar um serviço do tipo "poupatempo"; uma vez que o tempo de espera para entrevistas no Consulado Americano em São Paulo ultrapassa 60 dias atualmente. Em nome da reciprocidade, princípio que rege a diplomacia brasileira, o governo brasileiro deve facilitar a vida de quem deseja obter visto de turismo ou de negócios para entrar em nosso país, gerando o ingresso de divisas e ajudando a trazer equilíbrio a nossa balança de pagamentos.

Se do ponto de vista macroeconômico não restam dúvidas de que a flexibilização do visto para os dois países é bom a ambos, impondo providências imediatas para facilitar a vida dos viajantes, a pergunta que não quer calar é “por que dificultar”?


Jose Francisco de Souza Pinto Azevedo
Presidente em Exercício do SINDETUR-SP


voltar




Outros Depoimentos


Flexibilização já!
19/06/2012 12:20:49


A New Age apóia a campanha Visa Waiver Now
16/11/2011 10:33:07


Brasil como próximo país a entrar no programa
21/09/2011 13:00:00


Eliminar barreiras para facilitar a vinda demais americanos a negócios, lazer e outros motivos.
21/09/2011 12:00:00


Visa Waiver Now - 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Saber