Fecomercio vai aos EUA em busca da flexibilização de vistos

17/05/2011

A presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio, Jeanine Pires, está em Las Vegas, nos EUA, onde participa do World Travel & Tourism Council (WTTC). O evento debate as tendências e as principais questões enfrentadas pela indústria do turismo.

A décima primeira edição do WTTC deve reunir cerca de mil líderes do setor vindos de diferentes países. A participação do Brasil tem um peso especial neste ano. Jeanine Pires vai discutir maneiras de flexibilizar a entrada de brasileiros nos EUA e vice-versa. Segundo ela, o Brasil vive um bom momento nas relações turísticas com os EUA, o que pode contribuir para a mudança nas regras de emissão de visto. “Existe, seja por parte da indústria turística brasileira, como da norte-americana, um desejo muito grande de avançar.

O Congresso brasileiro já avançou na unificação do visto, que agora é de lazer e negócios, não é mais separado, e ao invés de valer por cinco anos passou a valer por dez, então já tivemos um avanço”. Mas Jeanine reforça que ainda temos muito que evoluir no assunto. “Para a economia norte-americana a ida de brasileiros é importante e para a economia brasileira a vinda de norte-americanos, que é praticamente o mesmo número de viajantes, também é. Então, eu acho que nessa hora a gente deve trabalhar para que barreiras sejam eliminadas e o visto é uma dessas barreiras”.

O principal ponto que presidente do Conselho vai defender no evento é a inclusão do Brasil no Visa Waiver Program, um programa do governo norte-americano que permite a permanência de estrangeiros no país por até 90 dias sem a necessidade de obtenção prévia de visto. Atualmente, o programa que só vale para viagens de turismo e negócios, recebe cidadãos de 36 nações.

“Se hoje não é possível eliminar o visto, e existem razões para isso, nós precisamos procurar alternativas para que ele deixe de ser empecilho para que exista viagens entre os dois países. E esse programa é uma concessão feita a partir de uma decisão do governo americano. Por isso que nós estamos trabalhando para incluir o Brasil no Visa Waiver Program”, esclarece.

Jeanine Pires reconhece que os EUA têm motivos que justificam cuidados na emissão de vistos para alguns países. No entanto, ela pondera que alguns problemas, como os de imigração, diminuíram e que o turista brasileiro ocupa relevante espaço na economia norte-americana. Motivos que, para Pires, justificam a revisão dos atuais procedimentos de entrada de brasileiros.

“O que a gente quer mostrar é que a realidade mudou, as relações políticas e econômicas entre os dois países mudaram. Os brasileiros que vão para lá têm um impacto na economia americana e vice e versa. Então, dentro dessa nova realidade, a gente pode, de uma maneira proativa, construir um caminho junto com o Congresso brasileiro para flexibilizar”, argumenta Pires.

Ela lembra que a flexibilização vai favorecer também a vinda de norte-americanos para o Brasil. “A legislação brasileira trata todos os países em pé de igualdade. E ela também procura trabalhar com reciprocidade, por exemplo, se o país exige visto de brasileiros o Brasil também exige visto deles, agora se o país não exige, nós também não exigimos.”

Fonte: Fecomercio SP


voltar




Veja também


Demanda cresce e Brasil já responde por 10% dos vistos para os EUA - 06/02/2013


Marco Ferraz fala em Nova York do Visa Waiver Now - 21/06/2012


Thomas Nides: estamos trabalhando para incluir Brasil no Visa Waiver - 18/05/2012


A caminho do Visa Waiver - 18/05/2012


Trade espera aprovação do Visa Waiver Now - 01/12/2011


Em cinco anos, emissões de visto para os EUA mais que triplicam no Brasil - 27/10/2011


Visa Waiver Now ganha mais apoios de empresas do turismo - 30/09/2011


Hotsite do movimento Visa Waiver Now é lançado - 22/09/2011


Movimento Visa Waiver Now pede fim da necessidade de visto entre Brasil e EUA - 22/09/2011


Braztoa levanta bandeira favorável ao Visa Waiver - 22/09/2011


Setor de turismo dos EUA pede fim de visto para brasileiros - 10/06/2011


Entidade chama atenção para acesso americano à Argentina - 26/05/2011


Fluxo de turismo entre Brasil e Estados Unidos pode ser desburocratizado - 19/03/2011


Visita de Obama pode ajudar Brasil com Visa Waiver - 03/03/2011



Visa Waiver Now - 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Saber