Brasil deixa de receber 640 mil turistas americanos com a exigência do visto

23/09/2011

Já está no ar o endereço www.visawaivernow.com.br, um hotsite que conta, a todo segundo, quanto o Brasil deixa de ganhar com a exigência do visto para turistas entre Brasil e Estados Unidos. “O Visa Waiver Now busca sensibilizar as autoridades dos dois países para que entendam que o turismo é muito importante para todos e que as exigências para a obtenção de visto não consideram as perdas que os dois lados têm”, diz o presidente da BRAZTOA, Marco
Ferraz.

Marco Ferraz (presidente da Braztoa) e Jeanine Pires (presidente do conselho da Fecomercio)

A iniciativa ganhou força a partir do segundo semestre com o apoio da Fecomércio, por meio de seu Conselho de Turismo e Negócios. Lançado agora, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, o movimento já tem a adesão de 15 entidades, além de outras empresas do setor: Abav, Abgev, Abeoc, Abacorp, Aviesp, ABIH, Abremar, CBC&VB, Copa Sul Hotels, FBHA, Fecomércio, Ipeturis, Sindetur/SP, SP Turis, Panrotas, Revista Viaje Mais, Revista Viajar pelo Mundo, Expo Editoras, Resorts Brasil,US Travel, FOHB, Revista Viagem e Turismo e Prisma Business.

Estima-se que, com a exigência do visto, o Brasil deixe de receber pelo menos 640 mil turistas americanos por ano, o que significa uma perda financeira na ordem de R$ 1.24 bilhões e também 2.240 milhões de noites de hotel a menos. O cálculo leva em conta o volume de turistas americanos que vem todos os anos ao nosso país. Há estudos que indicam que se o visto fosse flexibilizado, até dois anos este fluxo dobraria entre turistas dos dois países. “Em 2010, 32% dos norte-americanos desembarcados no Brasil vieram a negócios. Eles são o grupo mais representativo em eventos associativos realizados aqui. A presença desse turista gerou quase 15 mil empregos diretos e indiretos em terras brasileiras”, revelou Jeanine Pires, que preside o Conselho da Fecomércio.

As ações tiveram início em março, quando o presidente americano Barack Obama esteve no Brasil. Vários profissionais de turismo de ambos os países buscaram mobilizar os setores envolvidos para que se avançasse na discussão do tema. Logo depois, no Pow Wow, um dos mais importantes eventos de turismo do mundo, que ocorre nos Estados Unidos, os associados BRAZTOA presentes distribuíram bottons com a inscrição Visa Waiver Now, junto com a imagem da bandeira dos dois países. Ação repetida, este mês, em outro grande evento de turismo naquele país, a La Cumbre.

A mobilização é grande entre os profissionais americanos por um simples fato: nunca tanto brasileiros pisaram lá e deixaram tantas divisas. Em agosto, o Miami Herald fez um editorial defendendo a flexibilização do visto diante dos seguintes números: no ano passado, 550 mil brasileiros visitaram a Flórida, deixando cerca de um bilhão de dólares.

Com o lançamento do hotsite, pretende-se mobilizar ainda mais profissionais, entidades e empresas envolvidos neste debate mostrando o quanto se perde, a todo momento, com as exigências atuais de visto para o americano visitar nosso país. Foi criado um contador, que mostra, em tempo real, quanto o Brasil deixa de receber em dólares e em número de quartos de hotéis. Hoje são, em média, 640 mil turistas americanos por ano, com gasto médio de US$ 2.000. Depois dos argentinos, são eles os estrangeiros que mais visitam o Brasil. Já a US Travel, que congrega hotéis, companhias aéreas e destinos dos EUA, calcula que seu país passaria a receber, com a flexibilização, 2,4 milhões de brasileiros por ano, contra os atuais 1,2 milhão.

Por meio do www.visawaivernow.com.br profissionais do setor, assim como empresas e entidades, podem aderir ao movimento, autorizando o uso de sua declaração e/ou imagem para a campanha.

Fonte: Turismo Em Foco


voltar




Veja também


Marco Ferraz fala em Nova York do Visa Waiver Now - 21/06/2012


A caminho do Visa Waiver - 18/05/2012


Brasil pode ter visto livre para EUA em um ano, diz executivo - 16/11/2011


EUA pretendem avaliar mais de 1,8 milhão de vistos para brasileiros em 2013 - 14/11/2011


Em cinco anos, emissões de visto para os EUA mais que triplicam no Brasil - 27/10/2011


Congresso tem projetos para flexibilização de vistos estrangeiros - 05/10/2011


Visa Waiver Now ganha mais apoios de empresas do turismo - 30/09/2011


EUA exigem uma série de requisitos para isentar países de visto - 27/09/2011


Hotsite do movimento Visa Waiver Now é lançado - 22/09/2011


Movimento Visa Waiver Now pede fim da necessidade de visto entre Brasil e EUA - 22/09/2011


Braztoa levanta bandeira favorável ao Visa Waiver - 22/09/2011


Setor de turismo dos EUA pede fim de visto para brasileiros - 10/06/2011


Entidade chama atenção para acesso americano à Argentina - 26/05/2011


Órgão de Miami aposta que Brasil será livre de visto em um ano - 26/05/2011


Vistos para os EUA não entram em debate - 20/03/2011


Fluxo de turismo entre Brasil e Estados Unidos pode ser desburocratizado - 19/03/2011


Grupo dos EUA pede que Obama libere Brasil e Chile de visto - 17/03/2011



Visa Waiver Now - 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Saber