Entidades comemoram medidas para facilitar fluxo de turistas entre Brasil e Estados Unidos

12/04/2012

 
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), juntamente com a FecomércioSP (por meio de seu Conselho de Turismo e Negócios), comemoraram as medidas anunciadas após o encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente americano Barack Obama em Washington, na última segunda-feira. “É mais um passo, este de fundamental importância, para que em breve possamos celebrar o fim da exigência de visto para o turismo entre os dois países”, diz o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, lembrando que já faz quase um ano que as principais entidades do setor se uniram para criar o movimento Visa Waiver Now (www.visawaivernow.com.br), uma forma de sensibilizar autoridades dos dois países para a flexibilização do visto.
 
No encontro nos Estados Unidos, os líderes se comprometeram a adotar medidas que aumentem o fluxo de turistas entre as nações, bem como atuação em conjunto para a elaboração do Programa de Dispensa de Visto dos Estados Unidos e a lei brasileira aplicável.
 
Para a presidente do Conselho de Turismo e Negócios da FecomercioSP, Jeanine Pires, embora ainda tenha sido estabelecidos prazos para a implantação do programa, o acordo é uma oportunidade ímpar de mercado devido ao seu caráter de reciprocidade imediata, somado a importância econômica com geração de emprego e divisas para ambas as nações. Hoje, os americanos são o segundo país que mais envia turistas ao País, foram cerca de 700 mil visitantes em 2011 com gasto médio de US$ 1.370.
 
De acordo com dados da Casa Branca, o crescimento da classe média brasileira deve resultar no acréscimo de 274% no número de turistas brasileiros em vista aos Estados Unidos até 2016. Em relação aos gastos, a estimativa é que o turista daqui deixe para a economia americana, em média, US$ 5 mil por viagem.

Fonte: BRAZTOA


voltar






Visa Waiver Now - 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Saber