Governo americano elabora estratégia para atrair mais turistas brasileiros

19/04/2012

Captar o turista brasileiro é um dos principais objetivos da política de turismo dos Estados Unidos. A disposição está contida no documento "Estratégia Nacional de Viagem e Turismo", que fixa a estratégia americana para o setor. "A ideia é que os EUA se tornem o país que mais recebe turistas estrangeiros no mundo", disse, em Brasília, o secretário do Interior dos EUA, Kenneth Salazar. Segundo ele, o foco está nos mercados emergentes do Brasil, China e Índia.

A análise é baseada nos números compilados pelo Escritório de Viagens e Industria de Turismo do governo americano. O relatório mostra que o Brasil é o sétimo maior emissor de viajantes para o EUA - 1,2 milhão de turistas em 2010, crescimento de 62% em dez anos.

A estratégia incluí a reabertura dos consulados americanos em Belo Horizonte e Porto Alegre, cuja previsão para início do funcionamento é o fim de 2013 e a intensificação do fluxo de voos entre os dois países. Outro objetivo fixado para 2012 pelo governo de Barack Obama é aumentar em 40% o número de vistos emitidos para não imigrantes oriundos do Brasil.

Não há previsão, porém, para que o Brasil faça parte do "Visa Waiver Program". As nações incluídas no dispositivo podem enviar turistas para os EUA sem a necessidade de um visto. Para que o Brasil chegue lá, é necessário "muita conversa, o que pede tempo", explicou Salazar.

Esse é era o maior anseio dos cerca de 90 empresários do setor de agências de turismo presentes ao evento, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Eles também questionaram Salazar, que acompanha a secretária de Estado, Hillary Clinton, na visita ao Brasil, sobre a abertura de outros consulados. Ele respondeu que não há, por enquanto, previsão de novos postos.

Assim como os EUA querem lucrar mais com o turista brasileiro, o Brasil também quer se beneficiar do viajante americano. O país é uma das prioridades Embratur, autarquia responsável pela execução da Política Nacional de Turismo, no que diz respeito à promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Em 2010, os Estados Unidos enviaram 641 mil turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina entre os maiores emissores de viajantes para o país. Os destinos mais procurados pelos americanos foram Rio de Janeiro e São Paulo.


Fonte: Clipping Seleção de notícias


voltar






Visa Waiver Now - 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Saber